/
Whatsapp

WhatsApp

Receba novidades!

/

O ponto de partida para a elaboração e qualquer projeto é a elaboração de um diagnóstico que permita o conhecimento da realidade em que a iniciativa está inserida. É um levantamento da situação atual que vai apontar e dimensionar os possíveis problemas ou situações a serem solucionadas com as ações e produtos do projeto.

Um diagnóstico bem realizado proporciona clareza na elaboração dos objetivos, análises de viabilidade mais assertivas e justificativas mais fundamentadas, contribuindo substancialmente para o sucesso do projeto.

Para realizar um bom diagnóstico é fundamental levantar e descrever todos os dados sobre a realidade a ser modificada pelo projeto. Existem diversas metodologias e formas de realizar esse levantamento, como entrevistas, pesquisas internas e externas e coletas de dados. A partir desse levantamento, é necessário realizar uma análise sistemática desses dados. Uma alternativa é a análise SWOT (do inglês strenghts – forças, weaknesses – fraquezas, opportunities – oportunidades e threats – ameaças).