Você sabe defender o seu projeto?

A justificativa é um dos elementos de maior contribuição direta para a aprovação de um projeto pelas entidades financiadoras, pois descreve o problema que o projeto vai solucionar.

Nessa parte da apresentação do projeto deve ficar claro que problema o projeto se propõe a solucionar, fundamentada em um diagnóstico e avaliação prévia. A justificativa deve apresentar dados e informações sobre a localização da iniciativa, a situação atual a ser modificada, projeções das ações e resultados esperados, abrangência, bem como as metodologias e tecnologias a serem utilizadas. Devem ser evidenciadas as razões tanto de ordem prática, bem como o conhecimento teórico sobre o assunto. Deve-se também definir, com bastante clareza, a perspectiva do projeto explicitando os resultados e benefícios que serão obtidos.

A justificativa deve ser feita após o termino da elaboração do projeto, pois assim se tem uma melhor compreensão de todas as suas etapas e dos seus resultados esperados.

Uma justificativa bem elaborada deve responder:
• Qual a importância do serviço ou produto final do projeto para a comunidade?
• Existem outros projetos semelhantes desenvolvidos na região com essa temática?
• Quais as relações entre ações semelhantes ou complementares e o projeto proposto?
• Quais os benefícios econômicos, sociais e ambientais a serem alcançados com o projeto?
• Qual a capacidade técnica e operacional e a expectativa de sucesso para a realização do projeto?

Visite a Plataforma Êxitos: https://www.plataformaexitos.com.br  e peça seu acesso gratuito por sete dias!