Panorama 2024 aponta investimentos em inovação, tecnologia, IA e ESG

Publicado em 27 de novembro de 2023

Estamos quase no final de um ano que foi cheio de desafios, no país e no mundo. Guerra, novo governo, crise econômica, intempéries climáticas e muito mais. Já parou para refletir sobre o que virá em 2024? A hora é agora! Aqui na Êxitos estamos investindo ainda mais na tecnologia da nossa plataforma, o que vai ao encontro das tendências e projeções para o ano que vem.

Isso porque a pesquisa ‘Panorama 2024 da Amcham’ mostra que a Inteligência Artificial (IA) e as práticas de ESG/Sustentabilidade são os dois temas que vão pautar os investimentos e ações direcionadas a transformação dos modelos de negócios e gestão das companhias nos próximos anos.

Sendo assim, confira os quatro destaques da pesquisa da Amcham (Câmara Americana de Comércio para o Brasil):

1. Projeção de crescimento: 56% dos líderes empresariais projetam um crescimento superior a 10% em 2024.
  2. Tendências de impacto: Inteligência Artificial (IA) e ESG/Sustentabilidade são vistas como as principais forças disruptivas, com 60% e 51% dos respondentes.
  3. Adoção de IA: 68% já estão utilizando IA para automatizar tarefas, reduzir custos operacionais e dar suporte à tomada de decisões, outros 32% ainda não adotaram essa tecnologia no dia a dia do negócio.
  4. Disrupção: 62% das empresas brasileiras estão em zona de aprimoramento quando consideramos sua prontidão para inovar.

De acordo com a pesquisa ‘Panorama 2024 da Amcham’, as perspectivas dos empresários para 2024 indicam um mercado brasileiro otimista, com 56% prevendo crescimento acima de 10%. Para mais de um terço dos empresários, o crescimento dependerá sobretudo de quatro temas da economia brasileira e um de ordem global: Estabilidade Política (42%), Avanço Tecnológico (41%), Redução de Incertezas Globais (40%), Aumento de investimento em infraestrutura (38%) e Aumento da renda dos consumidores (34%).

Já no cenário interno das empresas, destacam-se as preocupações em fidelizar clientes (53%), ter equipes de alta performance (50%), mas o foco está sobretudo no ganho de produtividade através de pessoas e em investimentos relacionados a manutenção da base já existente.

Ainda segundo o levantamento, um índice geral de prontidão para inovação de 62% mostra que as empresas se encontram em um estágio intermediário de preparação para a era inovadora. O destaque ficou por conta da “Transformação Digital”, com uma pontuação de 75%, refletindo o foco dos empresários em investimentos tecnológicos para otimizar operações.

Por outro lado, as áreas "Modelo de Negócio" e "Produto & Serviço" apresentaram desempenho inferior, indicando oportunidades para inovar na proposta de valor das companhias.

Maturidade

A pesquisa aponta que 22% das empresas se sentem maduras para enfrentar as transformações do mercado. A maioria (52%) se considera moderadamente preparada.

Produtos

Um terço das companhias lançou mais de 5 produtos em 2 anos, revelando potencial de inovação.

24% das empresas afirmam que os novos produtos lançados nos últimos dois anos representam mais de 20% do faturamento.

Inovação

38% das empresas revelam possuir uma cultura de inovação já consolidada ou em processo de consolidação.

Expansão

73% das empresas buscam expandir seus negócios, com 33% fazendo aquisições ou lançamentos frequentes e 40% ocasionalmente.

Tecnologia

74% das empresas estão investindo em tecnologias para a transformação digital no Brasil, com 22% fazendo investimentos expressivos e 52% de forma pontual.

Inovação e

9% informa ter um orçamento expressivo para inovar, e a maioria (60%) atua com investimentos mais limitados ou pontuais.

Eficiência

51% dos respondentes acreditam que suas empresas estão prontas para aumentar a eficiência, 47% para expandir o portfólio e 46% para fidelizar clientes.

Leia a pesquisa completa aqui!