Importância da Profissionalização do Terceiro Setor

Gerir uma organização do terceiro setor requer muita dedicação e qualificação técnica, dados os desafios que se apresentam em todas as etapas dos processos inerentes a sua natureza de atuação. A disponibilidade e boa vontade dos gestores é fundamental, mas não é suficiente para manter uma entidade funcionando, é necessário muito planejamento e criação de estratégias de gestão eficientes para poder alcançar seus objetivos e ter êxito em seus projetos.

Apesar de, por sua natureza jurídica, não distribuir lucros, é necessário ter receita maior que suas despesas para ter continuidade em seu funcionamento e, no atendimento e ampliação de suas atividades. Não estamos afirmando aqui, que as organizações precisam ter obrigatoriamente no seu quadro permanente, setores estabelecidos com interdisciplinaridade de profissionais em áreas como: contabilidade, marketing, jurídico, captação de recursos, administrativo ou gerente de projetos porém, é necessário pensar que,  sem apoio de profissionais com essas especialidades, a gestão de qualquer instituição poderá enfrentar muitas dificuldades.

Hoje, existem diversos canais através dos quais se pode buscar aperfeiçoamento que ajudam na qualificação do profissional do terceiro setor. Uma dica é fazer investimento em cursos de gestão, de captação de recursos, elaboração de projetos. Certamente fará diferença para sua entidade.

A atuação do terceiro setor é fundamental para perpetuar uma sociedade civil ativa e participativa, que busca o interesse coletivo e proporciona melhores serviços à população, transformando realidades locais, onde muitas vezes nem o poder público alcança.

postado em: 06/05/2022