4 Tendências para organizações do terceiro setor em 2022

É importante estar atento as novidades do mercado para implementar estratégias que vão contribuir para a manutenção e crescimento da sua entidade neste ano de 2022. Segue abaixo algumas tendências:

01 – Presença no universo digital

Com a situação mundial vivida em decorrência ao Covid 19, a internet teve um papel fundamental para a sobrevivência de muitas entidades na hora da mobilização de recursos.

As instituições precisam cada dia mais estar presentes nas redes sociais com  divulgação e informações das  atividades prestadas, trazendo assim,  transparência e credibilidade, consequentemente atraindo mais doadores e financiadores para suas causas e projetos.

É necessário planejar ações de marketing que ajudem a aumentar o tráfego de pessoas nas redes sociais, como forma de um resultado eficiente.

02 – Eventos presenciais e híbridos

Os eventos híbridos, ou seja, um evento presencial com transmissão virtual ao vivo, estão ganhando cada vez mais espaço no cenário das instituições. A junção do virtual com o presencial tem despertado a atração do público e gerado um alcance de participação mediante aos cenários incertos em relação a pandemia do Covid 19.

Apesar de os eventos on line, não serem apenas uma tendência momentânea, mas sim, uma estratégia eficiente para estreitar relacionamento entre as instituições, seus patrocinadores, apoiadores e  doadores, os eventos híbridos tem se apresentado como os preferidos para este novo momento.

Esteja atento as ferramentas oferecidas e planeje o que se encaixa melhor para sua instituição.

03 – Parcerias com empresas locais

Busque fazer parcerias, com os pequenos negócios na sua cidade.

Peça para que compartilhem materiais de divulgação sobre o que sua organização está fazendo e quais os impactos isso causa na comunidade a sua volta, possibilitando assim engajar mais voluntários para os projetos. Parcerias com o troco solidário ou iniciativas semelhantes também é uma dica que pode aumentar a arrecadação para sua instituição.

04 – Profissionalize a gestão

Uma instituição sem uma boa gestão terá maiores dificuldades para sobreviver, por mais que a causa seja nobre, sem uma administração qualificada, os projetos não saem do papel.

Priorize as capacitações, treine seus voluntários! Existem diversos cursos on line, que possibilitam grande aprendizado sobre gerenciamento do terceiro setor, captação de recursos e elaboração de projetos e demais assuntos relacionados.

Invista! Os resultados serão sempre positivos!