Pesquisa revela perfil dos voluntários no país.

O Brasil conta com 57 milhões de voluntários ativos atualmente no país, representados nos mais diversos segmentos, desde organizações educacionais a instituições que atuam em causas emergenciais humanitárias, eles coordenam campanhas de distribuição de alimentos, resgatam animais, contribuem para mobilizações ligadas à saúde, compartilham seus conhecimentos.

Esse dado é apontado pela Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021, realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) e o Datafolha. O estudo, que está em sua terceira edição, traz um retrato brasileiro do tema, indicando tendências e analisando as mudanças do perfil do voluntariado ao longo das últimas duas décadas. Foram entrevistados 2.086 participantes brasileiros, com 16 anos ou mais, localizados em oito capitais: Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Na pesquisa, 56% da população adulta diz fazer ou já ter feito alguma atividade voluntária na vida. Em 2011, esse número representava 25% da população e, em 2001, apenas 18%. O número de voluntários ativos no momento da pesquisa – 34% dos entrevistados, representa cerca de 57 milhões de brasileiros comprometidos com atividades voluntárias.

A pesquisa destacou, também, o aumento da atenção dada a alguns públicos beneficiados pela atividade voluntária. Tiveram forte crescimento em 2021 famílias e comunidades, de 12% em 2011 para 35% em 2021, e pessoas em situação de rua, com um aumento de 20 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior. Além disso, a pesquisa mostra a valorização da causa animal, de 1% em 2011 para 9% em 2021, e de pessoas com deficiência, de 3% para 9%.

Para acessar o estudo completo, favor acessar o link:  https://mapaosc.ipea.gov.br/post/131/pesquisa-revela-perfil-dos-voluntarios-no-pais