Tendências para o Terceiro Setor em 2023.

Você está acompanhando as Tendências de Mercado para 2023? 

De acordo com alguns estudos sobre Tendências de Mercado – 2023, terão destaque em alta os contextos tecnológicos, as ações de consciência ambiental, questões de apoio à saúde, processos que focam em sustentabilidade social de organizações, personalização de produtos e serviços, dentre outros.

É importante estarmos atentos a essas tendências para implementação de estratégias que vão contribuir para a manutenção e crescimento das organizações, sempre prezando para o que o público alvo das ações busca e espera das políticas públicas/serviços prestados. Por outro lado, não podemos descuidar do foco e linhas de atuação para projetos incentivados e patrocinados pelos governos, empresas privadas e organismos internacionais.

Num mundo cada vez mais digital onde o bem-estar e o desenvolvimento sustentável devem vir em primeiro lugar, vale prestamos atenção a outras discussões específicas e muito difundidas no momento, como por exemplo, o crescimento da consciência ambiental e Agenda ESG. As discussões sobre clima e sustentabilidade vão permear todo o ano de 2023, pois o assunto está em alta.  A Agenda ESG (governança ambiental, social e corporativa) com medidas de governança focadas em sustentabilidade e ações sociais devem estar no radar das entidades. 

Pensando em ampliar o escopo e sempre em busca da auto sustentabilidade, uma boa pedida são as campanhas temáticas sobre datas comemorativas. Uma abordagem inteligente e assertiva, é uma forma que as entidades podem encontrar para aumentar as doações para suas causas, além disso, é uma ação importante para o fortalecimento no relacionamento entre apoiadores, voluntários e doadores.

Cabe às entidades mapear calendários festivos com temas que são destaque e, fazerem sua programação para campanhas que otimizem sua capacidade de captar mais recursos para implementar seus projetos, como DIA de DOAR por exemplo, entre tantos outros temas que mensalmente são abordados e chamam muito a atenção da sociedade de modo geral. 

Outro fator fundamental quando pensamos em observar tendências de mercado para nos direcionarmos, é buscar conhecer a história e as causa defendidas por empresas que historicamente disponibilizam editais aos quais as organizações podem estar aptas a se candidatarem e serem contempladas com doações ou financiamentos, essa ação e direcionamento na argumentação, quando na escrita dos projetos, tende a trazer resultados mais efetivos com maior número de aprovações e, consequentemente, mais dinheiro na conta.

E conforme mencionamos sobre vivenciarmos um mercado cada vez mais digital, com uma enxurrada de novidades que nos atropelam numa rotina com tempo cada vez mais escasso,  a Plataforma Êxitos, procurando seguir essas tendências, está cada vez mais atenta e hábil nas ações de mapear e concentrar em um único ambiente, todas essas informações que auxiliam as organizações a encontrar recursos, para que ninguém perca as grandes oportunidades que são publicadas o tempo todo.