No momento, você está visualizando Como funcionam as Leis de Incentivo Fiscal?

Como funcionam as Leis de Incentivo Fiscal?

Leis de incentivo são mecanismos de renúncia fiscal presentes nas três esferas do governo: federal, estadual e municipal. Por meio delas, o governo abre mão de uma parcela dos impostos devidos de pessoas físicas e jurídicas para que os recursos sejam investidos em projetos para fomentar o investimento no país. 

 

Há leis de incentivo federais, estaduais e municipais. Não há uma lei única que rege esse mecanismo, mas sim uma série de leis de incentivo, das diferentes esferas da administração pública.

 

No nível federal, o tributo passível de dedução é o Imposto de Renda. No nível estadual, é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). E, no nível municipal, são o Imposto Sobre Serviços (ISS) e o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Leis de Incentivo Federais 

 

-> Lei Rouanet; 

-> Lei do Esporte;

-> Lei do Audiovisual;

-> Fundos da Infância e Adolescência (FIA);

-> Fundos do Idoso;

-> Lei da Reciclagem (Prevista para 2023); 

-> Pronas;

-> Pronon;

 

A parcela do abatimento do imposto de renda das empresas – verba que será destinada aos projetos – varia de acordo com cada Lei Federal. 

 

Leis de Incentivo Estaduais

No caso das Leis de Incentivo Estaduais, os recursos são oriundos da renúncia fiscal do ICMS, a sigla para Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação. Cada Estado vai criar suas regras para e a forma de submissão. 

 

Leis de Incentivo Municipais

No âmbito municipal, é possível incentivar projetos através dos impostos: Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto Sobre Serviços (ISS). As regras variam de acordo com cada município e os interessados em investir devem entrar em contato com os órgãos locais responsáveis. 

 

Na Plataforma Êxitos, você encontra diversas oportunidades para submissão do seu projeto e captação de recursos nas leis de incentivo. 

Deixe um comentário